Transportes públicos voltam a parar esta semana

Os trabalhadores do sector dos transportes e das comunicações regressam esta semana às greves para contestar os cortes salariais impostos pelo Governo e a intenção de privatizar algumas empresas.

Os trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) dão início a mais uma semana de luta e fazem hoje uma vigília frente ao Ministério da Economia, em Lisboa, segundo o calendário dos protestos da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).

Na quinta-feira, param os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, entre as 05h30 e as 12h00, e os maquinistas da CP, na quarta-feira, entre as 05h00 e as 09h00.

Também na quarta-feira, os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa paralisam três horas por turno e iniciam uma greve ao trabalho extraordinário, que se prolongará até 23 de Abril.

Na sexta-feira, estão em greve durante todo o dia os trabalhadores da Refer, da CP e da CP Carga, e na Carris os motoristas fazem greve ao trabalho extraordinário, que só terminará a 8 de Abril.

Na CP e na CP Carga os trabalhadores vão manter a greve ao trabalho extraordinário, que começou a 17 de Fevereiro, até ao final de Abril.

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO

“Os trabalhadores dos transportes e dos CTT continuam em luta contra a intromissão abusiva do Governo na alteração da contratação colectiva, livremente assinada entre os sindicatos e as administrações das empresas, com o objectivo de proceder aos cortes nos salários e à supressão de direitos no trabalho”, afirma a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações.

A FECTRANS diz que os protestos visam reivindicar a “defesa dos postos de trabalho”, que “estão ameaçados” pelos cortes nas empresas impostos pelo Governo, e contestar a intenção do Executivo de avançar com privatizações em algumas empresas, como a CP, empresa que ameaçou processar os trabalhadores que fizessem greve.

21 de Março de 2011

Esta entrada foi publicada em Sindicatos, Transportes. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s